sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A verdade da Tropa - O livro e Novo Blog.

"Incursionado no Inferno - A Verdade da Tropa".
Após ler "A elite da Tropa" fiquei com a sensação de que faltava algo a ser dito, restava uma superficialidade não resolvida. Foi então que li "A Verdade da Tropa" (como gosto de chama-lo) pela primeira vez e depois por algumas outras vezes, e sempre descubro um aspecto novo nele, como se o autor tivesse colocado "entrelinhas" perspicazes, que devem ser descobertas com a sagacidade de quem incursiona por ruelas escuras. Não é um livro para violentos ou insensíveis. Muito pelo contrário, é um livro para se lido por pessoas que ainda se emocionam com heróis. Não heróis de um filme "blockbuster", mas heróis cotidianos que muitas vezes nem lhes agradecemos o empenho e a dedicação com a qual se lançam para que por mais difícil a tarefa, ela seja realizada, mesmo que alguns deem a vida para tanto.
O tema não poderia ser mais atual. No entanto, alguns pensam que o livro fala apenas de segurança pública, de táticas de combate ao crime, de operações militares. Não é verdade, nele podemos ler sobre valores raros de ombridade, companheirismo, dignidade, amor ao trabalho, dedicação, solidariedade, cidadania, entre outros que fui listando e escrevendo ao lado de cada trecho onde os identifico.
Desde ontem o Cel. Mário Sérgio colocou no ar o Blog Incursionando no Inferno a Verdade da Tropa. que trata sobre o livro. A iniciativa é excelente, abre-se espaço para que esses diversos aspectos encontrados possam ser debatidos. Então, É SÓ CLICAR NA FRASE ABAIXO DA IMAGEM QUE REPRESENTA A CAPARA DO LIVRO, COMPRÁ-LO e assim como eu, encontrar com valores raros que precisam ser defendidos.

5 comentários:

Mário Sérgio de Brito Duarte disse...

Prezada Joana
Força e honra!
Obrigado por inscrever o seu blog na história da minha história, ou, dos homens de preto.
Um abraço, com os agradecimentos por sua generosidade.

Anônimo disse...

Li o livro e gostei, achei mais realista que o filme.

Anônimo disse...

Desculpe-me André, mas não há a possibilidade do filme em questão ser menos realista do que o livro. O roteirista Pimentel pode ter exagerado na caricatura mas não inventou uma só virgula. E lembre-se: é mais fácil descrevermos o outro do que a nós mesmos. Por isso, ambas as obras são extremamente verdadeiras. “A Verdade da Tropa” descreve os companheiros do Coronel enquanto o filme Elite da Tropa o Coordenador do Curso do roteirista.

Anônimo disse...

Apropósito, a foto do blog é linda!

Joana disse...

A foto e a realidade da foto...modestamente.